CONSULTORIA DE MARKETING


 

1º PASSO

ANÁLISE DE METAS QUAIS SÃO

OS OBJETIVOS DA EMPRESA?

 

Aumentar as vendas
Melhorar as margens
Tornar a marca mais conhecida

 

2º PASSO

DIAGNÓSTICO INDICADORES

DE PERFORMANCE

 

Faturamento Mensal
Ticket Médio
Margem de Lucratividade

 

3º PASSO

RESULTADOS

ATINGINDO METAS

 

Definição de Estratégias e Táticas
Planejamento das ações
Acompanhamento da evolução



SOLUÇÕES IDEAIS

PARA PEQUENAS, MÉDIAS E GRANDES EMPRESAS


PRIMEIROS PASSOS

 

O propósito da Consultoria de Marketing é executar ações de comunicação e divulgação que estejam alinhadas com os valores e o posicionamento da empresa no mercado.

DEFININDO UM POSICIONAMENTO

 

Definir o posicionamento é determinar qual lugar se deseja ocupar na mente do público-alvo. O Wal-Mart, por exemplo, quer ser lembrado por oferecer o preço mais barato. Já o Pão de Açúcar prefere ser conhecido como “lugar de gente feliz”. Posicionar claramente a marca e a empresa é essencial para se determinar a forma e o conteúdo de toda comunicação. Dos panfletos ao e-mail marketing, do uniforme da empresa ao site, tudo deve estar alinhado com o posicionamento.
Na Consultoria de Marketing, a base de todo trabalho se fundamenta na plataforma de marketing (Missão, Visão, Valores) e nas decisões de segmentação do mercado, definição do público alvo e posicionamento.

O DESTINO DA SUA EMPRESA

 

Nas etapas anteriores definimos para qual endereço estamos nos dirigindo. O próximo passo é garantir que a empresa inteira, do presidente à faxineira, estejam cientes e conscientizados dessas decisões.
Esse trabalho de comunicação interna é essencial para garantir um alinhamento entre os diversos níveis e departamentos da empresa. Decisões como “qual fornecedor utilizar” ou “qual funcionalidade incluir no produto” devem respeitar a plataforma de marketing elaborada pelos proprietários ou diretores. Estabelecer um método de acompanhar esses processos é o foco desta etapa da Consultoria de Marketing.

MARKETING INTEGRADO

 

A próxima etapa tem um objetivo bem definido: coerência.
Analisamos o composto mercadológico da empresa e verificamos se o produto está alinhado com o preço, se ambos tem sinergia com a praça ou os pontos de venda e se o modo de promover este produto é adequado.
Apresentar coerência entre o preço, a praça, o produto e as ações que promovem esses produto é a essência do Marketing Integrado. Nesta etapa, além de analisarmos os possíveis problemas, também indicamos diferentes soluções.

A OPINIÃO DOS CLIENTES

 

Uma vez que já sabemos qual o propósito da empresa, iniciamos um trabalho de percepção junto aos clientes atuais. Como somos vistos ? Quais são as piores dificuldades encontradas por eles ? De quais desses problemas estamos cientes e quais são novidades ?
Nesse momento, as reclamações se tornam o maior aliado rumo ao nosso objetivo. De que adianta termos uma Missão Corporativo que diz que “atendemos bem a todos os clientes” se quando algum produto apresenta uma falha, o processo de garantia é demorado e burocrático ?